terça-feira, 20 de setembro de 2022

Formação aberta vs formação fechada: como funcionam?




Cursos da Escola da Realidade.

Pela natureza humana, queremos tudo o que queremos - os resultados - na hora. Quando nos desenvolvemos, descobrimos que temos que fazer algo para alcançar os resultados que queremos, e aí passamos a nos interessar por aprender a ação que nos traz aquele resultado. Nos termos do jogo da realidade, queremos saber quais as jogadas que temos que fazer para nos dar bem. Mas a complexidade e o caráter dinâmico do jogo faz com que o aprendizado das jogadas - antes do aprendizado dos fundamentos e dos aspectos relevantes do jogo - seja como um beco sem saída, um "canto da sereia" para o jogador preguiçoso, dogmático, sem talento e cujo desejo de ser um "craque" se perdeu pelo caminho.

--------------------------------------------------

Aprender jogando e aprender "a sério".

O conteúdo de nossos estudos sobre como reconhecer e reinventar a realidade pode ser - e é - apresentado pelo menos de duas formas diferentes. 

Na primeira, podemos abordá-lo como um jogo, por meio da ficção, das brincadeiras, analogias, metáforas, alegorias, dúvidas, contradições, ambivalências e assim por diante. Essa é uma forma mais livre de aprender como consequência do envolvimento com aquilo que nos diverte, comove, intriga. 

Aqui choramos das tragédias, rimos das comédias e apresentamos a pretensão de sabermos o que é a verdade e de sermos bons, justos e sábios.

Na segunda forma de abordar o conteúdo é mais o caso de ir...

a) ... apresentando os aspectos que formam a realidade (uma abordagem analítica, sistemática, abstrata) para o conhecimento dos estudantes e,

b) ... abordando esses aspectos, na perspectiva do sujeito, como habilidades que necessitamos em nosso cotidiano, e como habilidades que precisam de uma formação específica, tanto teórica quanto prática.

Quanto mais impera a primeira forma (é uma questão de grau e não de tudo ou nada), a formação aberta,  mais livre, intuitivo e indireto é o aprendizado. Todo o conteúdo deste site, as postagens compartilhadas, os vídeos, áudios, imagens e todos os outros recursos podem ser encarados como recursos para o aprendizado de se reconhecer e reinventar a realidade. Aqui é o caso de ler, ver, refletir, seguindo a sequencia de conteúdos desejada ou indicada.

Quanto mais impera a segunda forma, a formação fechada, mais ordenado, explícito e orientado é o aprendizado. Para essa abordagem serão produzidos materiais (vídeos, cursos, workshops, lives etc.) com esse objetivo específico. 

--------------------------------------------------

Inscrever-se para o curso completo que virá.

De regra o conteúdo de formação aberta é gratuito e acessível por todos, e o conteúdo da formação fechada é pago e depende de inscrição nos eventos, plataformas ou ambientes. 

Com o consumo do conteúdo livre já se pode ter uma boa ideia do conteúdo do curso completo (exceto a parte de formação das habilidades, que é mais específica), e a bem da verdade a leitura atenta e refletida dos conteúdos livres já nos levará ao meio do caminho em termos de aprendizado.

E se você quiser ter informações em primeira mão sobre os eventos e conteúdos da formação fechada, cadastre-se em aescoladarealidade@gmail.com para receber novidades sobre as aulas (virtuais ou presenciais) e o curso. 

--------------------------------------------------

Público-Alvo:

O Publico-alvo do curso da realidade como ela é são as pessoas insatisfeitas com a diferença existente entre a) como o mundo é e b) como elas acham que ele deveria ser e c) que aceitam a possibilidade de que o que acham pode não ser o correto.

Se você quer poder, 

Se você quer ganhar debates, 

Se você quer se convencer de que você está certo, e essas coisas são mais importantes do que realmente entender o mundo, o conhecimento da escola da realidade não é pra você. 

O objetivo aqui é a ajudar a compreender a realidade como ela é, 

E não simplesmente lhe dar recursos para você ganhar debates, parecer inteligente, o encerrar dúvidas que incomodam. 

Quando você já estiver satisfeito com o que você tem quando já tiver estudado e tentar aplicar o seus conhecimentos, 

Quando você já tiver alcançado algum objetivo que se propôs, e questionar se esse objetivo te traz o que você desejou, e te leva aonde você queria ir, 

Aí você estará pronto para o curso da realidade como ela é.

Enfim, não é uma teoria para os desesperados (que precisam de qualquer solução que seja), para os imediatistas, para os egos que precisam de conforto. Também não serve como argumento para quem queira te julgar, ou para que você julgue outros como os errados e você como o certo

Quem estiver usando o conteúdo da formação dessa forma, está errado, e não vai mais longe do que iria com qualquer outro conteúdo que resolvesse deturpar para sua própria satisfação pessoal.

--------------------------------------------------


Vá para   se quiser saber melhor sobre o conteúdo dessas formações.

Vá para  se quiser saber mais sobre o prof. Aureo, que ensina este conteúdo.


-------------------------------------------------------------


Aqui você encontra a lista de todos os aspectos da teoria e pode usá-la para navegar por eles.


-------------------------------------------------------------


Crédito da foto: https://www.pexels.com/pt-br/foto/menino-em-pe-perto-da-estante-261895/

[p3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.