DINÂMICAS

Dentre as 8 classes de cartas do baralho didático, apenas uma delas carrega instruções de atividades para serem desempenhadas por quem as lê. 

As cartas Dinâmicas estabelecem algum tipo de ação que, junto com os assuntos do baralho didático, realizam uma metodologia ativa de coaprendizagem.

As dinâmicas podem ser dos mais variados tipos, individuais e coletivas, interpessoais ou interpessoais,  verbais, físicas, imaginativas, exercícios, experiências, roteiros, receitas, enfim, tudo o que implica uma ação, voltada, no caso, para o aprendizado da razão generosa.

Dentre as dinâmicas, uma das mais comuns são as perguntas, que podem constar em cartas, e cuja resposta demandada é a ação demandada que quem aprende com o baralho. 

As perguntas podem ser abertas ou fechadas, mas de um jeito ou outro, levam quem as recebe a refletir, pensar, dialogar e procurar por melhores respostas.

As dinâmicas podem estar numa carta específica do baralho didático, ou inseridas numa carta de conteúdo comum, situação na qual, após uma exposição teórica, se sugere uma atividade de experimentação ou fixação do conteúdo da carta.

Existem também outros métodos, uma infinidade de práticas já existentes nos dias de hoje, que podem ser incorporadas às dinâmicas da razão generosa e serem úteis a ela. 

Dentre elas podemos indicar exercícios de Comunicação Não Violenta, Justiça Restaurativa, Constelação Familiar, exercícios bioenergéticos e somáticos, dinâmicas educativas e terapêuticas de grupo, painel integrado, autoterapia por meio de diário de emoções etc. etc.

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