É Sobre Nós

O sexto e último domínio é sobre nós

Com isso queremos dizer, da mesma forma que o dissemos ao tratar do que é sobre mim, que uma parte primordial da vida se desenvolve nas relações que estabelecemos uns com os outros.

Nestas relações não somos mais os mesmos que somos quando estamos sós. Pois reagimos ao comportamento do outro, ou melhor, ao que percebemos deste comportamento.

O domínio que trata do que é sobre nós é uma combinação do aspecto da carta branca com o aspecto da realidade interpessoal. Por isso, ele é essencialmente um espaço vazio, sem conteúdo, voltado para a exploração concreta, imediata, direta, da relação entre duas ou mais pessoas reais.

Essa relação pode se dar no âmbito da escola da realidade, com a intenção de desenvolver a razão generosa, ou em outro espaço qualquer da realidade, onde os objetivos da interação são outros. Mesmo neste último caso, é evidente o ganho de aprender que em certa medida o mundo que nos cerca é sobre nós.

Os dois últimos domínios - é sobre mim e é sobre nós - quando combinados com os demais aspectos da teoria, constituem o terceiro módulo da Escola da Realidade, no qual o objetivo é que os estudantes aprendam e desenvolvam o que os aspectos da razão generosa significam para eles, e não mais um pretenso significado geral aplicável a todos indistintamente, como ocorre no módulo de introdução das aulas.