Aspectos



Os aspectos conceituais nos quais  dividimos a realidade funcionam 
como ferramentas para reconhecermos e reinventarmos a realidade.





--------------------------------------------------------


A habilidade-base de que tratamos é o reconhecimento, a aceitação e a reinvenção da realidade. Essa habilidade se combina com os 22 aspectos da realidade (veja abaixo) para formas as 22 habilidades para a vida.


--------------------------------------------------------



O domínio da realidade que é composto de aspectos.


A realidade como ela é é composta de quatro domínios, sendo que o mais estruturado e teórico deles é o domínio dos aspectos. Os aspectos são recortes da realidade razoavelmente bem definidos e puros. O puríssimo oxigênio produzido em laboratório é um aspecto concreto, e o conceito de ação humana é um aspecto abstrato, e o sono que senti ontem dia 09/12/22 às 20h é um aspecto pessoal que agora faz parte de minha memória.

Os aspectos podem ser conceitos, aspectos abstratos, ou análises, que separam, abstratamente, um aspecto da realidade para tratá-lo, abstratamente, fora de seu contexto. Essa realidade, concreta, pessoal ou abstrata, não é verdadeiramente cindida, ela é apenas racionalmente separada, mas continua, na realidade, amalgamada, num emaranhado contextual e dinâmico indissociável.

Mas então para que servem os aspectos? 

Dentre outras razões eles servem para ajudar as pessoas a entender e organizar as abstrações que representam aspectos da caótica realidade em que vivemos, ao final, contribuindo para a própria (re)organização e (re)invenção dessa realidade que, olhada de perto, é sempre incoerente e incognoscível. Para isso precisamos de um sistema estruturado de nomeação dos aspectos mais relevantes da realidade.

Além disso, nós, pessoas, precisamos de um sistema no qual os aspectos da realidade não são apenas uma coisa caótica que quando menos esperamos aparecem (ou somem) na nossa frente, sem sabermos rastrear nem de onde vieram, nem no que se transformaram.

Nós precisamos entender como os aspectos se relacionam uns aos outros e como podemos transigir das posições enrijecidas que adotamos a partir deles e como podemos transitar entre os diferentes aspectos na criação de representações e composições que nos permitam uma melhor compreensão do mundo. Sem um sistema adequado dos aspectos da realidade o que temos são apenas impressões abstratas com as quais atuamos numa espécie de jogo de adivinhação e atribuição automática e arbitrária de sentido às coisas que nos cercam e ao que acontece conosco.

E se falta algo em nossa vida (e normalmente falta), talvez, ênfase no talvez, é porque necessitamos ter mais acurácia, precisão, nas abstrações que temos, empregamos, e nas quais se baseia a nossa compreensão e a nossa atuação no mundo.

Os aspectos não são estáticos e estão em constante evolução. Assim, parafraseando Ortega y Gasset - "Eu sou eu e minhas circunstâncias" - os aspectos são constituídos tanto pelo seu conteúdo próprio quanto pelo seu contexto e pelo conteúdo comum que cria ao se relacionar com os demais aspectos. 

E no meio dessas transformações é comum perder-se no caminho, esquecer onde se começou, ignorar onde se está, ou desconhecer aonde se dirige a experiência vivida. E para isso aspectos bem estruturados e relacionados, como os que abaixo se elencam, são uma contribuição para o pensar melhor e viver bem.



--------------------------------------------------------


Partes integrantes do aspecto.

Os aspectos são os componentes básicos da realidade.

Podem ser considerados como peças de um brinquedo Lego, atributos de um todo maior, componentes de um mecanismo, ou, numa perspectiva humana, como itens numa caixa de ferramentas específicas para compreender e intervir na realidade.

Cada aspecto possui três partes: 

1) O aspecto em si, que por sua vez se divide em:

1.1) Conteúdo próprio,

1.2) Estruturas/aparência e,

2) Quatro dimensões do aspecto,

2.1) Aspecto como abstração,

2.2) Aspecto como experiência,

2.3) Aspecto como fenômeno/fato,

2.4) Dimensão temporal do aspecto,

3) O aspecto em relação com os demais aspectos,

3.1) O aspecto em relação com a existência,

... Outras relações,

--------------------------------------------------------


Partes integrantes - parte II.

conteúdo do aspecto é aquilo que lhe é próprio - inclusive o seu nome próprio -, sua definição, mesmo que seja uma ordem singular de arranjo de elementos externos ou compartilhados, ou outras características singulares.

estrutura do aspecto é o estado atual do aspecto dentre os seus estados possíveis.

As quatro dimensões que qualquer aspecto tem na realidade são seu aspecto abstrato (a ideia sobre ele), seu aspecto concreto (sua materialização no mundo físico), seu aspecto pessoal (a experiência subjetiva dos seres humanos) e o aspecto temporal (passado, presente, futuro).

As relações de um aspecto com outros aspectos da realidade estabelecem a dimensão aberta do aspecto, onde ele o é em sua relação com o mundo (relativo), e não como algo em si (absoluto).

A primeira relação do aspecto é com a o fundamento da existência. Se algo está sendo discutido; já existe. No mínimo como uma ideia, um conceito, em análise.

O aspecto não se reduz ao seu conteúdo, estrutura, existência ou às relações que estabelece, tal como uma cadeira não é a substância de que é feita (madeira p ex), não é o design específico de uma certa cadeira, não é apenas a sua existência "sem rosto" e "sem forma", ou mesmo a sua ideia de cadeira (na qual não podemos sentar) inserida nas relações abstratas de gênero e espécies, mas sim decorre de todos esses elementos em conjunto.

E que a existência não depende da substância depreende-se do fato de que cada um de nós troca todas as células do corpo de tempos em tempos e continua a ser um eu próprio. E que a estrutura do aspecto não o define completamente em si depreende-se que somos hoje irreconhecíveis de como éramos na concepção ou no útero, e muito diferentes do que éramos quando crianças.


--------------------------------------------------------

ASPECTO COMPOSTO - ASP+



--------------------------------------------------------



Modelo I do que é importante em cada aspecto da realidade.

Na apresentação dos aspectos ao público, consideramos uma estrutura didática que pode incluir, dentre outros, os seguintes tópicos:

  • Número, sigla e nome do aspecto,
  • Explicação do que o aspecto não é (uma desambiguação em relação a homônimos com significados de uso mais comum), E indicação de termos análogos com significado semelhante ao aspecto,
  • Explicação do que o aspecto é,
  • O aspecto inserido nos domínios do jogo, fundamentos, dos aspectos, das habilidades e formação, e daquilo que é sobre mim,
  • Abordagens análogas ao aspecto (p. ex., o aspecto Velocidade de Variação tem relação com a obra 'rápido e devagar' de Daniel Kahneman) e referências de outras fontes relevantes para estudo do aspecto,
  • Exercícios nos quais se pratica o aspecto para expandi-lo da dimensão da abstração para a dimensão subjetiva, transformando-o numa habilidade pessoal,
  • Relação com outros aspectos, sejam com os "aspectos pais", ou com os "aspectos filhos", ou ainda outros tipos de relação.

--------------------------------------------------------


O aspecto é simplesmente uma parte de um todo maior ao qual integra.

Por outro lado, como veremos no aspecto das partes-todo, o aspecto além de ser parte de algo maior, também é um todo em si mesmo, uma faceta da realidade. Quando é visto como parte de algo maior, chamamos de aspecto, e quando o mesmo aspecto é visto como um todo em si mesmo, chamamos de dimensão, ou então, simplesmente, pelo seu próprio nome. 

O aspecto é recursivo como parte, pois um aspecto é constituído de aspectos, sendo que cada um desses é constituído de aspectos, sendo que cada um desses é constituído de aspectos, sendo que cada um desses é constituído de aspectos, e assim sucessivamente. E o aspecto é recursivo com todo, pois um aspecto junto com outros aspectos forma um todo, que é um aspecto que junto com outros forma um todo maior, que é um aspecto que junto com outros forma um todo maior, que é um aspecto que junto com outros forma um todo maior, e assim sucessivamente.


--------------------------------------------------------


Assim como o átomo pode ser entendido como uma unidade básica da realidade física, o aspecto pode ser entendido como um átomo da realidade como ela é. 





Essa metáfora nos leva a perceber que ...

O 'conteúdo próprio' de cada aspecto (p. ex. o especial arranjo de certos elementos que faz uma cadeira ser uma cadeira e não um banco por exemplo) equivale aos prótons de cada átomo, 

O 'conteúdo comum' de cada aspecto (p. ex. ser objeto para que as pessoas se sentem) equivale aos nêutrons de cada átomo,

As 'relações' que cada aspecto estabelece com outros aspectos (p. ex. uma cadeira amarela relaciona-se com a cor amarela, a qual por sua vez relaciona-se com todos os objetos amarelos) equivalem aos elétrons de cada átomo.


--------------------------------------------------------


Toda realidade, por menor que seja, tem aspectos. Mas a soma de aspectos não cria uma realidade.

Uma realidade é um todo em si e é formada por realidades menores - suas partes - sucessiva e infinitamente (na realidade física já se pensou que o átomo era o fim dessa sucessão, mas isso já foi superado). 

Na direção contrária, parte-se de realidades menores que vão se compondo para formar realidades maiores, sucessiva e infinitamente (já se pensou que o universo e Deus seriam o fim dessa sucessão, mas os multiversos e os panteões de deuses afirmam o contrário).

A realidade é formada de realidades menores, e realidades menores formam uma realidade maior. Mas a qualidade da realidade, seja ela maior ou menor, é a de todos os aspectos juntos e misturados. Já o aspecto é um recorte, uma lâmina da realidade (maior ou menor), e assim como a soma de partes dissecadas de uma borboleta não criam uma borboleta, a soma de aspectos não cria uma realidade, por menor que seja, porque são de qualidades diferentes.


--------------------------------------------------------


Aspectos são ingredientes da sua receita, não caixas onde você encaixa a realidade à força.

O aspecto é, abstratamente, um conceito entrelaçado, como um fio que se forma de outros fios, que se formam de fibras etc. (veja no livro A jornada no emaranhado do bem comum), ou então como uma caixa conceitual que forma um conceito-todo feito por certo arranjo (ordem) de conceitos-parte, mas que, como um todo, cria uma identidade e existência que transcende as partes que o compõe.

Os conceitos podem ser vistos de duas formas diferentes: a) como caixas onde tentamos encaixar a realidade para classificá-la, b) como ingredientes que adicionamos, cada qual em sua medida adequada, para definirmos e representarmos a realidade. A segunda forma é a mais produtiva e é a forma na qual usamos os aspectos.

--------------------------------------------------------


Os aspectos são o primeiro domínio da realidade.



--------------------------------------------------------

A realidade têm os seguintes ingredientes, a partir dos quais se formam 22 habilidades que se baseiam nos seguintes aspectos


- 5 fundamentos que regem a realidade,

- 5 domínios que organizam a realidade,

- 3 propriedades que formam a realidade,

- 7 enfoques que desdobram a realidade,

- 4 posturas que decidem a realidade.


Lista (não exaustiva) de aspectos (e suas siglas e ordem numérica) componentes da realidade como ela é, organizados em seis capítulos:


0. A realidade como ela é (real)


F. Fundamentos (fund),

F1 Existência (exit). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da existência;

F2 Variação (vari). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da variação, que engloba os demais subaspectos da variação,

F2.1 Conservação (cons),

F2.2 Velocidade da variação (vvar),

F2.3 Ponto de virada (pvir),


F3. Pertencimento (pert). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção do pertencimento, que engloba os demais subaspectos do pertencimento,

F4. Autonomia (auto). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da autonomia;

F5. Forças e contraforças (forc). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção das forças e contraforças;


--------------------------------------------------------


D. DOMÍNIOS - cinco domínios da realidade (domi):

D6. Aspectos (aspe). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção dos aspectos, que engloba os demais componentes dos aspectos;

D6.1 Conteúdo (teud),

D6.2 Estrutura (estu)

D6.3 Aspecto composto (asp+),

D6.4 Quantidade (quan),


D6.5 Paradigmas de mundo (para),

D6.5.1 Técnica (ptec),

D6.5.2 Economia (peco),

D6.5.4 Guerra-moral (pgem),

D6.5.6 Ciência (pcie),

D6.5.8 Religião (prel),

D6.5.10 Política (ppol),

D6.5.12 Filosofia (pfil),

D6.5.14 Arte (pars),

D6.5.16 Paradigmas predominantes (pdom).


D6.6 Observação (obva),

D6.6.1 Condições de observação (cobs),

D6.6.1.1 Ponto de observação (pobs),

D6.6.1.2 Tempo de observação (tobs),

D6.6.2 Observador (obor),

D6.6.3 Perspectivas (pers),

D6.6.4 Representação (repe),

D6.6.5 Representação estática (foto),

D6.6.6 Representação dinâmica (film).



D7. Caminhos (cami). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção do caminho, que engloba os demais subaspectos do caminho;

D7.1 Situação atual (situ)

D7.2 Princípios (prin),

D7.3 Fins (find),

D7.4 Percurso ideal, ou trilho (peid),

D7.5 Percursos reais, ou trilhas (pere), (ou emaranhado)

D7.6 Conhecimento do ambiente, ou mapa (mapa),

D7.7 Meios (meio),


D7.8 Outros caminhos (meto)


D7.9 Jornada no emaranhado do bem comum (jebc)

D7.9.1

D7.9.2 Necessidades sociais (nebc),

D7.9.2.1 Educação (nedu),

D7.9.2.2 Economia (neco),

D7.9.2.3 Diferenças (nedi),

D7.9.2.3.1 Afeto-sexualidade (afex),

D7.9.2.4 Meio ambiente (neam),

D7.9.2.5 Funções públicas (nefu),

D7.9.2.6 Saúde (nesa),

D7.9.2.7 Segurança (nesu),

D7.9.2.8 Urbanas e rurais (neur),

D7.9.3 Problemas (prob),

D7.9.3.1 Problema determinado (pdet),

D7.9.3.2 Espécies de problema (spro),

D7.9.3.2.1 Risco (risc),

D7.9.4 Agentes (agen),

D7.9.5 Ação (acao),

D7.9.5.1 Tipos de ação (taca),

D7.9.6 Impactos (impa),

D7.9.6.1 Eficiência (fcie),

D7.9.6.2 Eficácia (fcia),

D7.9.6.3 Efetividade (efet),


D7.10 Processo contextual (pcon),

D7.10.1 Valor inicial,

D7.10.2 Transição,

D7.10.3 Valor final

D7.10.4 Referências,

D7.10.5 Infraestrutura,


D8. Escalas.


D9 Invenção (jore). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção do jogo;

D10. É sobre mim (abme). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção daquilo que é sobre mim;

D11. É sobre nós (abus). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção daquilo que é sobre nós;


--------------------------------------------------------


I - INGREDIENTES - ingredientes que formam a realidade (3ing):

I11. Realidade concreta (rcon). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da realidade concreta, que engloba os demais subaspectos da realidade concreta;

I11.1 Espaço (espa),

I11.1.1 Contínuo, descontínuo

I11.1.2 Posição (posi), Direção (dire),


I12 Realidade temporal (rtem),

I12.1 Realidade passada (rpas),

I12.2 Realidade presente (rpre),

I12.3 Realidade futura (rfut),

I12.4 Permanente, impermanente 


I13. Realidade abstrata (rabs), . Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da realidade abstrata, que engloba os demais subaspectos da realidade abstrata;

I13.1 Imaginação (imag),

I13.3 Conhecimento (cone),

I13.3.1 Conhecimento disciplinado (cdis),

I13.3.2 Conhecimento indisciplinado (cind),

I13.5 Didática (dida),

I13.7 Linguagem (ling),


I14. Realidade pessoal (rpes). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da realidade pessoal, que engloba os demais subaspectos da realidade pessoal;

I14.1 Reconhecer, permitir e reinventar,

I14.2 Realidade intrapessoal (rita),

I14.3 Realidade interpessoal (rite),

I14.4 Habilidades e Formação (hafo),

I14.4.1 Curso da realidade como ela é (aula).

I14.5 Necessidades de Maslow (malo),

I14.6 Vontade (vont),

I14.7 Prazer (praz),

I14.8 Dever (deve),

I14.10 Confiança (conf),

I14.12 Sensações (sens),

I14.14 Sentimentos (sent),

I14.16 Percepção (pcep),

I14.18 Comportamento (comp),

I14.20 Propósito (prop),

I14.22 Agentes (agen),

I14.24 Organizações (orga),

I14.26 Sociedade (soci),



--------------------------------------------------------

C. ENFOQUES que desdobram a realidade (ENFO)

C15. Absoluto e relativo (abre). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção do absoluto e do relativo;

C15.1 O aspecto em si (emsi),

C15.2 O aspecto em relação, Relações (rela), encontros, (emre)

C15.2.1 Referido e Referência (refe),

C15.2.2 Singular, Plural

C15.2.3 Igual, Diferente


REFERIDO E REFERÊNCIA


C16. Inclusão e exclusão (inex). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da inclusão e da exclusão, que engloba os demais subaspectos da inclusão e da exclusão;

C161. Inclusão (iclu),

C16.2 Exclusão (xclu),

C16.3. Ampliar e restringir (zoom),

C16.3.1 Aproximar-se (zoin),

C16.3.2 Afastar-se (zout),

C16.4 Interpretação inclusiva-exclusiva (inte)


C17. Tangível e intangível (tain). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção do tangível e do intangível, que engloba os demais subaspectos do tangível e do intangível;

C17.1 Tangível (tang),

C17.2 Intangível (inta),


C18. Partes e todo (pato). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção das partes e do todo, que engloba os demais subaspectos das partes e do todo;

C18.1 Partes (part),

C18.2 Todo (todo),


C19. ORDEM e DESORDEM (ORDS). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da ordem e das desordens, que engloba os demais subaspectos da ordem e das desordens;

C19.1 Certo (cert)

C19.2 Errado (erra)

C19.3 Ordem (orde) e Desordem (xord).


C20 Estados (esta) e Ser (serr) - (esse)

C20.1 Estado Atual (eatu)

C20.2 Estados Possíveis (epos)

C20.3 Estados Prováveis (epro)

C20.4 Estado Tangível (etan)

C20.5 Estado Intangível (eina)


--------------------------------------------------------

A. POSTURAS  4 Posturas (potu),

A21. Sozinho no mundo (somu), (ou Apenas Isso). . Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da abordagem do 'apenas isso';

A22. Isso Ou Aquilo (isoq). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da abordagem do isso ou aquilo, que engloba os demais subaspectos do isso ou aquilo;

A22.1 Todos perdem (tope),

A23. Isso E Aquilo (iseq),. Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da abordagem do isso e aquilo, que engloba os demais subaspectos do isso e aquilo

A23.2 Isso por aquilo (ispa),

A24. Cada coisa em sua medida (caum). Forma a habilidade do reconhecimento, aceitação, vivência e reinvenção da abordagem de cada coisa em sua medida;


--------------------------------------------------------


Crédito da imagem do átomo: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/clker-free-vector-images-3736/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=29539">Clker-Free-Vector-Images</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=29539">Pixabay</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.