Variação

O correr da vida embrulha tudo. 

A vida é assim: esquenta e esfria,

aperta e daí afrouxa,

sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem” 


- Guimarães Rosa.





---------------------------------


Tudo o que nasce deve morrer, passando pela natureza em direção à eternidade. 

- Shakespeare.


----------------------------------


Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. 

- Lavoisier.


Sobre essa sabedoria é importante se dizer que ela abarca dois fundamentos da realidade: b) a variação, pois tudo se transforma, e a) a existência, pois o fato de que nada em sua imanência se cria ou se perde naturalmente se refere à existência, que simplesmente é, não importando a sua forma temporal (passada, presente, futura) ou outra forma/aparência que seja.


                                                      -------------------------------------------------


Parafraseando Iain McGilchrist, não existem coisas que variam, mas apenas variação, que se manifesta como coisas que variam.


                                                      -------------------------------------------------


Mudança? Não, obrigado!

Esse fundamento é pelo menos tão difícil de aceitar pessoalmente como a existência. Se nessa a dificuldade era a de aceitar as coisas como são mesmo quando não as compreendemos, percebemos ou aceitamos; na variação é terrivelmente sofrido aceitar que algo que amávamos deixa de ser daquela forma, como provavelmente foi o ápice nossa experiência original de abandonar "o jardim do éden" (casa, comida, roupa lavada) que vivíamos na barriga de nossas mães.

------------------------------------------------


Variação e variedade.

A variação representa a mudança, a versão dinâmica da qual a variedade é a versão estática. Pressupõe o estado ou variável (porque eles mudam), afirma a impermanência, a ambivalência, a contradição, a multiplicidade e assim por diante. A variação também pode ser vista na evolução, dinâmica, transformação, crescimento/decrescimento, passagem do tempo, deslocamento no espaço, ação, transição, e assim por diante.

A variação abarca subaspectos como: a) a variação gradual que ocorre entre estados quantitativamente diferentes, mas qualitativamente contínuos (mais frio, menos frio), b) a variação abrupta que ocorre entre estados qualitativamente diferentes (uma pessoa está alegre e fica triste), c) na oscilação entre um estado e outro (noite e dia e noite e dia...), e assim por diante.

------------------------------------------------


Reconhecer e reinventar a variação.

Já na dimensão das habilidades que precisamos desenvolver como pessoas, nosso objetivo pedagógico de reconhecer e reinventar a variação busca desautomatizar a intuição de que, porque as coisas são como são, e porque elas estão como estão, assim deverão continuar no futuro a estar como estão. O fato é que as coisas são diferentes, e que elas mudam.


------------------------------------------------



Fundamento da variação: para que mesmo isso serve?

A variação também pode ser compreendida com outras formas conceituais tais como: a) a variação funciona como uma analogia - uma ponte - entre as contradições ou perspectivas, b) a variação permite que coisas diferentes ou contraditórias coexistam em sua dualidade, c) a variação como uma solução ao dilema das diferenças afirma a possibilidade de coexistência - igualmente válida - entre as perspectivas diferentes que recaem sobre um mesmo objeto.

Então, para que serve mesmo a variação? Para lidarmos com a incerteza, as possibilidades e probabilidades do mundo, as ambivalências humanas. Para que aceitemos melhor a mutabilidade do mundo sem nos surpreender e sofrer tanto. Para que vejamos as mudanças não só como repentinas, mas também incrementais, naturais e compreensíveis. E para que aceitemos a diferença como estado natural das coisas:


Ser diferente é normal 

- Preta Gil



A diferença entre dois aspectos quaisquer da realidade, é tanto um pressuposto da variação (não pode haver variação se não houver diferença entre "A" e "B"), quanto um pressuposto do fundamento da autonomia, pois algo não pode ser minimamente autônomo em relação ao seu entorno se não tiver nenhuma diferença que o distingua.


------------------------------------------------



Variação se contrapõe à conservação, não à existência.

Também é importante diferenciar a conservação, que também é um aspecto da realidade, da existência. A conservação se contrapõe à variação. Assim, o estado líquido da água OU se conserva OU varia (para vapor ou gelo). 

As aparências dos componentes da realidade se transformam, mas sua imanência permanece pois “a sabedoria não requer forma; sua beleza precisa variar, assim como é variável a beleza das flamas do fogo" - Maurice Maeterlinck.

Já a existência é um fundamento tão importante e onipresente quanto a variação,  e todos os componentes da realidade existem, sempre, todos ao mesmo tempo, agora, mesmo quando sua estrutura, aparência, varia.

Quando confundimos existência e conservação, tendemos a buscar a estabilidade da permanência das coisas como se por ela pudéssemos alcançar a imanência e a existência das coisas, mas esses são aspecto absolutamente distintos da realidade. O filme abaixo ilustra essa situação:




-------------------------------

"Inteligência é ser capaz de manter na mente ao mesmo tempo duas ideias opostas"

Scott Fitzgerald.

-------------------------------

Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” 

- Joseph Campbell.

-------------------------------

“Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio.” 

- Heráclito

-------------------------------

“O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.”

-------------------------------

“Do sábio é próprio mudar o parecer.” 

- Padre Antônio Vieira

-------------------------------

Tudo o que você toca, você muda. Tudo o que você muda, muda a você também. 
A única verdade duradoura é a mudança.” 

- Octavia E Butler

-------------------------------

A vida é movimento. 

- Daniel Camilo

-------------------------------



Então a moral final do fundamento da variação é ... acolha a mudança!


-------------------------------------------------------------


Aqui você encontra a lista de todos os aspectos da teoria e pode usá-la para navegar por eles.


-------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.