Instrumentos de Coaprendizagem

Os instrumentos de coaprendizagem fazem parte da metodologia pedagógica, ou seja, da Coaprendizagem como caminho primordial do ensino e aprendizagem da Razão Generosa.

Os instrumentos podem ser materiais ou digitais.

Dentre os instrumentos de coaprendizagem se encontram os a seguir:

-------------------------------------------------------

BARALHO DIDÁTICO.

O baralho didático, ou livro em cartas, é um recurso pouco conhecido das pessoas.

Ele se diferencia de um livro tradicional pela pouca quantidade de texto (contém os conteúdos principais de forma sintetizada) e pela possibilidade de livre manipulação e combinação entre conceitos que, dentre outras vantagens, o baralho proporciona.

CARTAS. Ver 'Baralho Didático'

As cartas são o principal instrumento de aprendizado material da razão generosa.

As cartas cuja frente tem uma cor inteira, são as cartas primordiais, mais importantes. As cartas que tem uma moldura apenas, são cartas relevantes também, mas comuns. A cor de cada carta revela a qual dos oito tipos de cartas ela pertence.

Cada carta trata de um único aspecto, seja ele simples ou composto, e traz uma apresentação, explicação, e outras informações sobre ele, como sua ordem numérica, a sigla e o símbolo que o representam, dentre outras.

Duas cartas não trazem explicações. A 1a é a Carta Branca, que é destinada a ser preenchida com conteúdos dos estudantes e utilizadores do baralho didático. A 2a é a carta de Dinâmicas, que contém atividades e instruções práticas de como usar, experimentar e aprender o conteúdo de forma ativa.

Um conjunto completo de cartas pertinentes forma um baralho didático.

CARTÕES.

São bem menores que as cartas, e basicamente contém o 'nome' do aspecto, seu número, e o código de barras para acessar o site que contém seu conteúdo.

São mais fáceis de manipular e combinar entre si do que as cartas, mas não tem conteúdo (exceto o nome do conceito).

Costuma ver utilizados em conjunto com os 'envelopes'.

CURSO

Dividido em quatro módulos principais:

1. Ensino dos aspectos da razão generosa e da realidade como ela é.

2. Coaprendizagem das competências para a vida.

3. Coaprendizagem do que significam, para cada estudantepara cada um de nós, os aspectos da razão generosa.

4. A invenção, a criação/reconhecimento dos próprios fundamentos e aspectos que são centrais para cada um de nós e que servem como as referências que usamos (ou que queremos ter) em nossa vida. Essa etapa pode incluir a criação de um baralho próprio pelo estudante, que já se apropriou do uso das Cartas Brancas e de outros aspectos da razão generosa ao longo dos módulos anteriores.

ENVELOPES

Os envelopes servem principalmente para colocar os 'cartões' dentro. Com isso, alcançamos uma série de resultados.

Colocar vários cartões dentro de um envelope, e retirar um deles sem olhar, corresponde ao efeito de aleatoriedade e ludicidade que dados e roletas adicionam aos jogos.

Um envelope dentro do outro, e cartões dentro dos envelopes, materializam o conceito de classes de assuntos que contém outros assuntos, que contém outros assuntos, e assim por diante.

O envelope ajuda também com dinâmicas variadas. Exemplo. Digamos que duas pessoas estejam discutindo e empacadas num debate sobre a ciência. Ambos podem parar por um momento e, cada um em seu canto, tomar um envelope, escrever a palavra 'ciência' na parte de fora, pegar diversos cartões, e escrever em cada um deles o que cada um entende ser componente da "ciência".

Após, colocam os cartões dentro dos envelopes, e voltam a se juntar. Aí, abrem juntos os envelopes, e colocam na mesa à frente todos os cartões - elementos componentes - que cada um tem dentro do conceito próprio do que é ciência. Essa é uma forma de materializar e explicitar a visão das diferenças do pensar.

LIVRO.

Não existe por ora um livro da Razão Generosa - apenas site e baralhos. Mas existe o livro do Emaranhado do Bem Comum, publicado em 2017, que tem vários dos conceitos aqui desenvolvidos em sua primeira versão, embora o foco seja a aplicação desse conhecimento à sociedade e a políticas e questões públicas em geral.

SITE (https://www.escoladarealidade.com.br

Este site da Escola da Realidade, junto com os baralhos didáticos, são por ora os instrumentos de aprendizagem principais.

O site contém:

Um guia geral das páginas do site

Um dicionário que explica os conceitos mais utilizados,

Uma barra lateral (direita) de links com as principais páginas/conteúdos.

As oito categorias de assuntos em CAIXA ALTA: A RAZÃO GENEROSACARTA BRANCADINÂMICASFUNDAMENTODOMÍNIOSINGREDIENTESENFOQUES E POSTURAS na barra lateral de links.

E abaixo de cada uma dessas categorias, os aspectos que se vinculam a esses aspectos mais gerais.

Nenhum comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.