Realidade Concreta

 





Mesa é mesa,

madeira é madeira.

- Fausto Panicacci

---------------------------------------------------



Ficha do aspecto

Nome: Realidade concreta.

Número: 20

Sigla:RCON

Explicação do que não é: A realidade concreta não é apenas a realidade tangível, que podemos ver e tocar. Muito da realidade física está distante demais (estrelas), é pequeno demais (elétrons) ou grande demais para que eu o apreenda.

Termos semelhantes: aspecto concreto, propriedade concreta da realidade, realidade física, 

Explicação do que é: É a realidade dos fatos físicos, que independem da nossa compreensão para serem como são. É a realidade tangível, seja para nossos sentidos, seja para os instrumentos que criamos para constatá-la e mensurá-la.

Métodos análogos e referências: As ciências exatas são o método privilegiado para o reconhecimento e reinvenção da realidade concreta.

Exercícios.

Aspectos relacionados. Espaço, tempo, posições e direções são subaspectos, ao passo que a realidade abstrata e a realidade pessoal se conjugam com a realidade concreta para formar as três propriedades da realidade.


---------------------------------------------------


A realidade concreta como um dos três ingredientes da realidade como ela é.

A realidade concreta e tangível (não a da astrofísica ou física quântica por exemplo) é a parte da realidade que mais intuitivamente conseguimos compreender. Nossas sensações e sentidos exercem um papel central nessa apreensão quando ela não depende de nossa capacidade de abstração e confiança (acreditar numa realidade concreta que não nos é tangível).


A realidade concreta e a invenção da realidade. 

Os jogos que são tradicionalmente conhecidos assim (formas mais limitadas e menos sérias do que o jogo da realidade) tais como o futebol, o vôlei, basquete, tênis, pingue-pongue, e assim por diante são jogos onde a dimensão concreta é central, embora tenham muito das características pessoais (diversão, concentração, habilidade etc.) e abstratas (regras, objetivos, história etc.) da realidade.


A realidade concreta e os demais aspectos da realidade. 

A concretude da realidade pode se conectar com cada um dos outros aspectos da realidade, exercício que o próprio leitor pode fazer ao acessar o link acima.


A realidade concreta e a realidade que é sobre mim.

O exemplo por excelência da realidade concreta que é sobre mim é o meu corpo, único, singular, pertencente a mim e mais ninguém, que nasceu num momento e se extinguirá em outro para nunca mais ser copiado exatamente por nenhum outro. Corpo esse que é o canal fundamental de contato meu com todo o restante da realidade como ela é.


A realidade concreta e o fundamento da existência.

Tudo o que é concreto existe, mas muito do que existe não é concreto. E mesmo muito do que existe não é tangível para nossas sensações e sentidos.


A realidade concreta e o fundamento da variação.

A realidade concreta, tais como as demais realidades, varia infinitamente. Assim, variam as cores, os ventos, as montanhas, o movimento da lava, da translação e rotação, a posição de um objeto no espaço e no tempo, o movimento dos seres vivos e o lento movimento dos ditos seres inanimados.


A realidade concreta e o fundamento do pertencimento.

Tudo o que é concreto está incluído na realidade e a ela pertence. 


A realidade concreta e o fundamento da autonomia.

Cada realidade menor componente da realidade maior última, a realidade como ela é, embora se relacione com outras realidades, e nessas relações se reconfigure, tem, ao mesmo tempo, sua autonomia, sua distinção, seu sentido imanente, seu corpo físico e assim por diante.


A realidade concreta e o fundamento das forças e contraforças.

Muitos dos exemplos dados de forças e contraforças o foram em sua versão concreta - termodinâmica, magnetismo, tensigridade, propriocepção e assim por diante, embora as forças e contraforças existam em todas as propriedades da realidade e não apenas em seu aspecto concreto.


A realidade concreta e o espaço, as posições e direções.

De regra, quando falamos em realidade concreta, estamos tratando dos objetos físicos, espaço, posições ocupados pelos objetos e direções tomadas pelos objetos em movimento.


A realidade concreta e seu subaspecto, a realidade temporal.

O que não existe no concreto atualmente, como o projeto de uma obra que vai se iniciar na semana que vem, deixa de ser concreto? É real?


A realidade concreta e a realidade abstrata.

Excetuando nossos momento iniciais de vida, nos quais tomamos contato direto com a realidade concreta por meio de nossas sensações e sentidos, sem a intermediação de ideias e representações do que é e como funciona a realidade, no resto de nossa vida, estejamos conscientes ou não, nosso contato com a concretude da realidade é acompanhado, quando não intermediado, pelas abstrações que aprendemos e fizemos sobre essa realidade.


A realidade concreta e a realidade pessoal.

Corpos de mesma massa, altura e fenótipo podem ser parecidos na realidade concreta, mas tratam-se de universos singulares camuflados sobre essa aparente semelhança. Palavras faladas, com fonética semelhante, tem timbres, intenções e referências internas únicas a cada um dos falantes.


---------------------------------------------------


A suposição de um mundo materialista 

composto de "coisas" é o maior impedimento

que nós enfrentamos.


- Iain McGilchrist (The matter with things)



-------------------------------------------------------------


Aqui você encontra a lista de todos os aspectos da teoria e pode usá-la para navegar por eles.


-------------------------------------------------------------


Crédito da imagem Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/struppi0601-881433/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=695010">Michael Krause</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=695010">Pixabay</a> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.