Referido e Referência

 Referido e Referência são o 2o par de Enfoques da Razão Generosa.

Embora cada um deles tenha só sentido próprio, eles tem uma relação de complementariedade. O referido é o aspecto que se sujeita, que é percebido e medido de acordo com um outro aspecto. 

A referência por sua vez é o aspecto pressuposto, ideal, que é estabelecido como modelo para aquilo que é referido a tal padrão.

Vivemos num mundo de incontáveis aspectos e faz toda diferença o que tomamos por referido e o que tomamos por referência. 

Para uns, a referência é o processo, o fazer, o caminho percorrido. Para outros, o resultado produzido e o destino alcançado. Tanto o processo quanto o resultado existem, mas faz muita diferença se o consideramos legítimo e bem-sucedido por ter sido desempenhado adequadamente, ou por ter gerado um resultado.

Quando diferentes pessoas tem diferentes opiniões sobre um fato, a adoção de uma ou outra dessas perspectivas como a referência para julgar o referido fato é determinante.

A altura e a idade das pessoas são típicos aspectos referidos para os quais tomamos como referência nossa própria idade e altura. Assim, as 10 eu achava velho um jovem de 18, e aos 46 eu acho nova uma pessoa de 40. 

Esse último exemplo ilustra bem como as referências costumam variar de pessoa para pessoa. Variam também no decorrer do tempo, e quando mudam outros aspectos da realidade (eles estão sempre mudando).

Essa referência é o Conhecimento do Ambiente (ou mapa do território) no aspecto do caminho. E ela é literalmente denominada de referência no Processo Orientado a Valor (ver aspecto), que é a fonte a partir da qual amadurecemos o nosso conceito de referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.