Bem-vindos à selva da realidade.
O que é a realidade? (pergunta o professor de filosofia no colégio enquanto os alunos bocejam, rs)
A realidade é tão elementar que nem nos preocupamos em saber. Afinal, parece óbvia demais. Ela é basicamente o que sentimos (como a dor em nosso pé que se choca com uma pedra), o que vemos, o que tocamos.
Mas se paramos para pensar bem, ela é muito maior que isso. Tem coisas que vemos e "não existem", como uma miragem, uma pintura de uma cidade fictícia, e tem coisas que não vemos e existem como o planeta Vênus, o desejo de vingança de alguém que convive conosco e não sabemos que nos tem por inimigos.
--------------------------------------------------
Lições para pensar sobre a realidade.
As lições para reconhecer e reinventar a realidade como ela é apresentam uma linguagem que serve para pensar, sentir e viver na realidade que nos cerca. Nas lições o professor não dá sua opinião sobre como acredita que a realidade deve ser, mas se concentra em ensinar sobre as ferramentas que ajudam a percebê-la, reconhecê-la e reinventá-la.
A exceção a essa regra de não interferência são os fundamentos da teoria, que ao mesmo tempo em que descrevem a realidade como ela é, também são apresentados e vividos como princípios essenciais para que possamos pensar melhor e conviver bem.
--------------------------------------------------
Ignorância consciente - saber que não sabemos - versus ignorância inconsciente.
Hoje em dia acreditamos que temos o conhecimento do mundo na ponta de nossos dedos: basta digitar uma pesquisa e receber imediatamente fotos, textos, depoimentos, vídeos. Mas isso é parecido com alguém que responde a uma pergunta - sim, eu fui a escola! - dando a entender que estudou por anos, quando na verdade apenas levou seu irmão mais novo uma vez na aula.
A realidade como ela é, é monstruosamente enorme, estranhamente surpreendente, e muitas vezes ameaçadora. Cada um de nós, sozinho nesta realidade, sem nossos pais, famílias, grupo, sociedade, estaria morto em pouco tempo.
Sim, chegamos até aqui - como civilização - de forma primitiva e selvagem, mas mudamos muito, e a própria natureza, que já consideramos a coisa mais real que existia, hoje é uma abstração para muitas pessoas que vivem apenas no ambiente urbano.
E se antes o desafio geral era sobreviver nessa realidade natural, hoje, para bilhões de pessoas, o maior desafio é viver na realidade social, complexa, supernatural, que criamos. Reconhecer como essa realidade é e pode ser, e reinventá-la consciente e competentemente, é fundamental para uma boa vida.
Porque essa sociedade é infinitamente mais complexa do que somos capazes de conhecer ou compreender, e porque não sabemos dela nem 0,000000000000001 (e pior, alguns nem sabem que não sabem), a regra na nossa vida é que não reinventamos nossa própria compreensão, mas as "compramos" prontas, vinda de outros, que têm outras experiências, valores e objetos de vida.
E não há como fugir desse problema. A maioria das coisas que aprendemos vem da experiência indireta, aprendida por meio de outros, e transmitida de regra por meio das abstrações e da linguagem (não da experiência direta).
Nada de errado, até que essas ideias que temos comecem a nos fazer mal, e mal ao aos outros, porque não representam a nossa realidade como ela é para nós. Aqui surge um problema sério, que é morrermos abraçados em ideias incompletas (ou erradas, como muitos preferem), em vez de pensarmos melhor o mundo e encontrarmos espaço para todas as ideias, todas as experiências, todos os fatos.
E é isso que as lições para pensar reconhecer e reinventar a realidade propõem!
--------------------------------------------------
Cada realidade é criada por realidades menores. Cada realidade é criadora de realidades maiores.
Quando falamos a realidade esquecemos que ela é uma realidade. uma realidade que é um todo em si mesma, mas formada por realidades menores, e formadora de realidades maiores do que ela. A realidade que forma uma realidade maior é um todo menor, e a realidade que é formada por realidades menores é um todo maior.
Cada realidade pode ser dissecada em seus aspectos constitutivos, mas seus aspectos constitutivos não podem ser simplesmente "grudados" para se criar uma realidade, por menor e mais simples que ela seja, pois as realidades e os aspectos têm natureza distintas.
--------------------------------------------------
Visão de astronauta: os quatro domínios da realidade.
Para você ter uma visão abrangente do curso, todo o conteúdo das lições pode ser organizado em quatro grandes domínios da realidade:
- Jogo,
- Fundamentos,
- Aspectos,
- É sobre mim.
--------------------------------------------------
One theory to rule them all (plágio vocês sabem de onde).
A realidade como ela é pode ser vista pretensiosamente como uma teoria para regrar todas outras teorias. E quais são as regras dessa teoria?
Regra 1. Não há regras.
Regra 2. Os fundamentos da teoria.
Pronto, é isso, acabou. Doeu muito?
--------------------------------------------------
É isso, companheiros de jornada: bem-vindos ao labirinto do real.
PS. Eu ainda prefiro o labirinto ao deserto do real que Morpheus apresenta a Neo em Matrix.
Venha para aqui se quiser saber aprender mais sobre essas lições.
Venha para aqui se quiser ter um exemplo do jogo da realidade.
Crédito da foto: Foto de KoolShooters no Pexels
Crédito da 2a imagem: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/qimono-1962238/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1804499">Arek Socha</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1804499">Pixabay</a>
(p1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.