sábado, 10 de setembro de 2022

Professor Aureo Lopes

Vá para aqui se quiser saber sobre as aulas do prof. Aureo

 

 *

Bem-vindo.

Para você que veio até aqui: bem-vindo! Abaixo você vai conhecer um pouco sobre mim. Como veremos no curso, quando entramos no domínio "É sobre mim" há uma infinidade de coisas importantes, mesmo que às vezes a gente fale de poucas delas.

--------------------------------------------------------

Trajetória pessoal.

Começando pelas minhas experiências profissionais, até os 27 anos elas foram as mais variadas - vendedor de livros e revistas, dono de bar na praia, dono de um cursinho preparatório para concursos públicos, e por aí vai. Até que em 15/03/2004 eu ingressei como Procurador da República do Ministério Público Federal - que era o que eu mais queria dos vários concursos que eu fiz. E até hoje exerço essa profissão.

Comecei minha formação acadêmica com a graduação em Direito, concluída em 2001, e fiz Mestrado em Filosofia do Direito terminado em 2009. Além disso fiz muitos cursos, em diversas áreas e continuei estudando como autodidata.

Dei aulas e palestras em instituições e associações, profissionais e de ensino. Os temas variavam, mas uma abordagem filosófica sempre esteve presente, bem como uma certa visão jurídica para a solução efetiva e colaborativa de problemas públicos.

--------------------------------------------------------

Escritos.

E em relação à produção escrita, os destaques são: alguns textos sobre temas públicos na internet e jornais, um blog com textos mais experimentais e variados (veja em aureos), e um livro que sintetizou anos de pesquisas e prática - A jornada no emaranhado do bem comum - publicado em 2017 - no qual já apareceram diversos conceitos que são abordados na escola da realidade.

Links futuros:

- Escrito de graduação sobre ensino jurídico,
- Dissertação de mestrado - A teia humana,
- Livro: A jornada no emaranhado do bem comum: pdf, link para compra.

--------------------------------------------------------

Papéis que exercemos.

Cada um de nós exerce diferentes papéis na sociedade. Alguns até contraditórios. Somos filhos e somos pais. Somos profissionais, vizinhos, amigos, eleitores etc. E algo importante em tudo isso é saber separar os papéis quando eles devem ser separados. E ao mesmo tempo aumentar nossa coerência entre o que pensamos, falamos, sentimos e fazemos. É um desafio, mas esse é o caminho. 

Sim, todos os papéis que desempenhamos, estão aninhados numa mesma pessoa, e há limites para as separações. Mas é exatamente a atenção a esses limites que se pede ao observador, que ele seja capaz de reconhecer e não confundir uma coisa com outra.

--------------------------------------------------------

Aviso legal.

No meu caso a distinção mais importante a fazer atualmente é entre o meu exercício do cargo de Procurador da República do Ministério Público Federal e minha função de professor neste site. São duas funções diferentes que não se misturam. Quando atuo como Procurador, sigo dentro dos limites legais e busco os objetivos que essa profissão me exige. Já aqui, quando atuo como professor, meus objetivos e limites são outros. Lá o objetivo é a aplicação do direito à sociedade, e os limites são as leis, princípios e ética profissional que regulam e fundamentam as atividades de Procurador. Aqui meu objetivo é pedagógico, protegido pela liberdade acadêmica e focado na aprendizagem que os estudantes querem e necessitam ter sobre o conteúdo da teoria da "A realidade como ela é: Reconhecer e reinventar". 


Crédito da foto: Foto de KoolShooters no Pexels

[p2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.