Escola da Realidade

A Escola da Realidade é o conjunto de iniciativas e infraestruturas para a coaprendizagem da Razão Generosa. Ela inclui este site, os baralhos didáticos que materializam esses conceitos em formas palpáveis e manipuláveis. Outros instrumentos, materiais e infraestruturas para as aulas que venham a ser construídos. E assim por diante.

Dentre esses instrumentos de coaprendizagem, destaque-se um curso (a ser criado) em quatro módulos:

1. Ensino dos aspectos da razão generosa e da realidade como ela é.

2. Coaprendizagem das competências para a vida.

3. Coaprendizagem do que significam, para cada estudante, para cada um de nós, os aspectos da razão generosa.

4. A invenção, a criação/reconhecimento dos próprios fundamentos e aspectos que são centrais para cada um de nós e que servem como as referências que usamos (ou que queremos ter) em nossa vida. Essa etapa pode incluir a criação de um baralho próprio pelo estudante, que já se apropriou do uso das Cartas Brancas e de outros aspectos da razão generosa ao longo dos módulos anteriores.

A escola da realidade é uma forma, um certo caminho que adotamos para ensinar e fomentar a coaprendizagem da razão generosa. E o caminho, vale lembrar, é uma recriação teórica a partir da estrutura do processo orientado a valor de Fuad Gattaz Sobrinho.

E como um caminho, a Escola pode ser compreendida, em sentido amplo, como o conjunto dos elementos componentes do caminho.

Já em sentido estrito, a escola é na verdade a infraestrutura do ensino da razão generosa.

A coaprendizagem é o trilho e a trilha, ou a transição, que estabelecemos como método privilegiado para alcançar nossos objetivos.

A razão generosa é a referência, ou o conhecimento do ambiente, que precisamos ter para trilhar esse caminho.

As competências para a vida, devidamente apropriadas pelos indivíduos, são o nosso valor final, o destino e o rumo do caminho da razão generosa.

E nossos desafios pessoais, os problemas que tem sua origem ou manutenção entronizadas no próprio sujeito, são o estado atual, ou o valor inicial, desse caminho.

E as necessidades humanas, inclusive a do indivíduo plenamente autorealizado, são o princípio desse caminho, o que veio ante do estado atual.

A estrutura da escola da realidade como um caminho tem também forte influência do livro já publicado - A Jornada no Emaranhado do Bem Comum - como se observa, dentre outros fatores, pela posição que as necessidades humanas e os problemas ocupam no processo.