Realidade Pessoal

    



Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. 


Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, 


além daquele que há em sua própria alma. 


Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. 


Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. 



- Herman Hesse



--------------------------------------------------



Ficha do aspecto.

Nome: Realidade pessoal.

Número: 22

Sigla: rpes

Explicação do que não é: 

A realidade pessoal, as experiências, pensamentos, sentimentos, memórias etc. de um indivíduo não são uma versão pior, distorcida, da realidade concreta. a realidade pessoal é uma realidade em si, de igual estatura da realidade concreta e da abstrata, a partir da qual nos relacionamento com as demais realidades. Teríamos que pensar num planeta sem seres humanos (e ainda assim nós estaríamos pensando... ) para tentar conceber a ausência da realidade pessoal da realidade como ela é.


Termos semelhantes: realidade subjetiva,


Explicação do que é: A realidade pessoal é a própria a cada indivíduo, seja interna ou na convivência com outros indivíduos.


Métodos análogos e referências: a psicologia é o grande ramo de abordagem da realidade pessoal emocional ou abstrata. O médico clínico também faz essa abordagem pessoal na dimensão pessoal concreta. 


Aspectos relacionados: A realidade pessoal é uma das ingredientes da realidade


---------------------------------------------------


O primeiro aspecto da realidade pessoal torna os demais aspectos da teoria em competências pessoais úteis a cada indivíduo. São três componentes deste subaspecto - reconhecer, aceitar e reinventar - o aspecto original. Assim, p. ex. se reconhece a mudança no mundo, aceita-se e, ao final, se reinventa para obter uma vida melhor. E isso vale e é aplicado a todos os aspectos da teoria. 


A ressignificação faz parte da reinvenção. 


---------------------------------------------------


A realidade pessoal como propriedade da realidade como ela é.

A realidade pessoal, amalgamada com a realidade concreta e a realidade abstrata formam 3/4 das propriedades da realidade.


A realidade pessoal e a invenção da realidade. 

Os jogos tradicionais, de tabuleiro, esportes, etc. tem espaços e regras bem definidas. Mas a vida mesmo por vezes é encarada como um jogo, como o jogo da sedução, o jogo político e assim por diante. Nesses casos, onde há mais liberdade para o que é possível ser feito, a realidade pessoal é preponderante em determinar o desempenho do jogador.


A realidade pessoal e os demais aspectos da realidade. 

A realidade pessoal pode combinar-se, e combina-se com cada um dos aspectos da realidade (que podem ser vistos no link acima).


A realidade pessoal e a realidade que é sobre mim.

No encontro desses aspectos temos os diversos componentes, genéricos, da realidade pessoal, aplicados a mim pessoalmente, obtendo assim, um conhecimento de si próprio fundamental para uma vida plena e realizada.


A realidade pessoal e o fundamento da existência.

Todos os componentes da realidade pessoal - vontade, sentimentos, propósito etc - existem, mas a realidade como ela é é muito maior do que o que pensamos ou negamos, sentimos, acreditamos ou não.


A realidade pessoal e o fundamento da variação.

A realidade pessoal é extremamente variada e múltipla. Variada nas complexidades da realidade intrapessoal, e variada na diversidade dos 8.000.000.000 de pessoas que compõem a realidade pessoal interpessoal.


A realidade pessoal e o fundamento do pertencimento.

Não bastasse o ser humano ser um ser gregário, o sentimento de pertencimento a uma família, clã, grupo, nacionalidade etc. é constitutivo da personalidade e bem-estar dos indivíduos. Assim, o fundamento do pertencimento é parte essencial do que é ser humano e de sua auto-realização.


A realidade pessoal e o fundamento da autonomia.

Igualmente ao fundamento anterior, a autonomia dos indivíduos é essencial para seu desenvolvimento, expansão, diferenciação e autorealização.


A realidade pessoal e o fundamento das forças e contraforças.

Dentro de cada um de nós, vivem forças e contraforças, vontade por um lado e dever por outro, sentimentos por um lado e razão por outro, comportamento por um lado e propósito por outro, além das tensões com nosso ambiente e com as demais pessoas.


A realidade pessoal e: 

- As experiências subjetivas, 

- As competências da razão generosa

- A realidade intrapessoal, 

- A realidade interpessoal, 

- A vontade, 

- A confiança (fé, na dimensão religiosa), 

- As sensações, 

- Os sentimentos, 

- A percepção, 

- O comportamento, 

- O propósito, 

Existir, experimentar as mudanças, pertencer, desenvolver a autonomia e equilibrar-se entre as forças e contraforças são exemplos dos mais altos propósitos para nossas vidas.

- Os agentes, 

- As organizações, 

- As sociedades, 


A realidade pessoal e a realidade concreta.

Nosso corpo físico é o epicentro do encontro de nossa realidade pessoal com a realidade concreta.


A realidade pessoal e a realidade abstrata.

Nem toda realidade abstrata está ligada imediatamente a uma realidade pessoal (alguém pensando), mas mesmo as que não estão (os pensamentos num livro, um computador funcionando com um software) costumam ter na origem sua ligação com a realidade pessoal (uma pessoa a concebeu).


A realidade pessoal e a realidade temporal.


---------------------------------------------------


Exercícios.


História: Uma tia sua distante, que você não conhece porque sua família nunca falou dela, lhe deixa uma fortuna de herança. O testamento se perde, você não fica sabendo, e continua vivendo sua vida normal. Conforme o direito, o proprietário dos bens é você, mas você não sabe e por isso não os utiliza. A questão é: você é rico ou não?


História: Eu e meu amigo Pedro, sofremos um acidente de carro e ficamos ambos paraplégicos. Pedro não aceita sua condição e se tornou alguém amargo e preso ao sofá. Eu me motivo, me supero, me torno um atleta paraolímpico, e vivo uma vida feliz. Questão: Como uma situação física idêntica, objetivamente igual, pode gerar efeitos diferentes nas pessoas? 



-------------------------------------------------------------


Aqui você encontra a lista de todos os aspectos da teoria e pode usá-la para navegar por eles.


-------------------------------------------------------------

Crédito da imagem: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/felixmittermeier-4397258/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=2183637">PayPal.me/FelixMittermeier</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=2183637">Pixabay</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.