Realidade Abstrata

  



A imaginação é mais importante que conhecimento

- Albert Einstein


--------------------------------------------------



O papel aceita tudo.


--------------------------------------------------



Ficha do aspecto.

Nome: Realidade abstrata.

Número: 21

Sigla: rabs

Explicação do que não é: A realidade abstrata não é apenas os conceitos escritos nos livros ou as ideias que temos na cabeça e não é especialmente algo que se opõe à realidade, confusão clássica para quem acredita que a realidade concreta é a realidade verdadeira (todo do qual a realidade concreta é parte). E também não se confunde com a razão pura, posto que a razão não é atributo de um ser onisciente, mas obra humana incompleta e incoerente como todas as demais obras humanas.

Termos semelhantes: aspecto abstrato, propriedade abstrata da realidade, realidade abstrata, ideal, conceitual, 

Explicação do que é: A realidade abstrata é composta de todas as ideias e conceitos, estejam eles em que meio estiverem (num livro, em nosso raciocínio ou memória, no software de um computador, na concepção ideal de um objeto que se materializou na realidade concreta e assim por diante. 

Métodos análogos e referências: O pensamento humano é a fonte da realidade abstrata. Os conhecimentos, sejam os disciplinados (como as ciências), sejam os indisciplinados (todo aquele que não é reconhecido como disciplinar), são os frutos.

Aspectos relacionados. A realidade, em sua propriedade abstrata contém, dentre outros subaspectos,  as ideias, a imaginação, conhecimento disciplinado (as ciências e outros conhecimentos disciplinares), o conhecimento indisciplinado (todo o conhecimento que não é disciplinar), a didática, a linguagem, e assim por diante.


---------------------------------------------------


A realidade abstrata como uma das propriedades da realidade como ela é.

Todas as concepções teóricas e abstrações que fazemos sobre as realidades e os aspectos compõem a dimensão abstrata da realidade como ela é.


A realidade abstrata e a invenção da  realidade. 

Os jogos de linguagem de que fala Wittigenstein, nossas brincadeiras e simulações mentais que fazemos da realidade são todos exemplos do encontro da realidade abstrata com o domínio do jogo.


A realidade abstrata e os demais aspectos da realidade. 

Quando falamos dos aspectos, embora eles possam ser concretos, abstratos e pessoais, é muito comum que estejamos falando deles em sua dimensão abstrata, ou seja, dos aspectos como conceitos da teoria da realidade como ela é.


A realidade abstrata e a realidade que é sobre mim.

No encontro do que eu sou e da realidade abstrata geral forma-se a realidade abstrata na qual eu vivo, com minhas ideias, minha visão sobre o mundo, sobre mim e assim por diante.


A realidade abstrata e o fundamento da existência.

Todas as abstrações, inclusive as quais dizemos inexistentes, na realidade existem, pelo menos como uma ideia que nega uma ideia. Mas as ideias que negam a existência de realidades coexistem com a própria realidade, como no caso das pessoas que negam o Holocausto de judeus na II Guerra Mundial.


A realidade abstrata e o fundamento da variação.

A realidade toda varia o tempo todo, mas as representações que fazemos da realidade costumam ficar estanques e por vezes ficam desatualizadas. Daí, por exemplo, quando encontramos aquele primo distante exclamamos espantados: - Nossa, João, como você cresceu! (espanto que não faz o menor sentido para ele, que tem crescido continuamente nos últimos anos).


A realidade abstrata e o fundamento do pertencimento.

A distinção absoluta de conceitos, importante para o nascimento e desenvolvimento da autonomia das ciências tem como efeito negativo a aplicação da abordagem isso ou aquilo aos conceitos, postura que estende aos aspectos abstratos limitações físicas que pertencem aos aspectos concretos e que não são naturais da realidade abstrata, a qual comporta, por exemplo, que um mesmo aspecto abstrato, uma ideia, seja dividida e possuída por milhões de pessoas ao mesmo tempo, o que não ocorre com aspectos, objetos, concretos.


A realidade abstrata e o fundamento da autonomia.

As ideias da realidade abstrata tem autonomia em relação aos fatos da realidade concreta e às experiências da realidade pessoal. Como nos demais casos, a autonomia é relativa a certos aspectos, mas não absoluta.


A realidade abstrata e o fundamento das forças e contraforças.

O debate de ideias e a dialética são exemplos de forças e contraforças combinadas com a realidade abstrata.


A realidade abstrata e: 

- As ideias, 

- A imaginação, 

- O conhecimento disciplinado (as ciências e outros conhecimentos disciplinares), 

- O conhecimento indisciplinado (todo o conhecimento que não é disciplinar), 

- A didática, 

- A linguagem,


A realidade abstrata e a realidade concreta.

O dizer e o escrever são atos da realidade abstrata que se manifestam pela realidade subjetiva (a ação de falar ou escrever) e podem ou não deixar registros concretos (gravação de áudio, escrever na areia etc.).


A realidade abstrata e a realidade pessoal.

Quando falamos do conceito de justiça, por exemplo, estamos na realidade abstrata, mas quando colocamos 10 pessoas para discutir sobre justiça e cada uma delas a vê diferente em diferentes situações, estamos na fronteira da realidade abstrata com as realidades pessoais.


A realidade abstrata e a realidade temporal.

Embora possamos ordenar temporalmente as ideias, como faz a história da filosofia por exemplo, é comum que consideremos os conceitos, em si, como realidades atemporais, existam essas ou não.


Exercícios: 

Questão: O projeto de uma nova ponte foi aprovado e será realizado em 6 meses. A ponte existe? Sim/não, comente.


Caso: Eu e meu amigo vamos, em dias diferentes, passear no centro da cidade mais populosa do mundo. Ele leu um mapa e estudou a área antes, e eu não. Eu passeio nos lugares mais comuns, turísticos, fáceis de achar. Ele, além desses lugares, descobre uma rica variedade de lojas e pontos de freqüência local.  Questão: A realidade abstrata (o conhecimento) determina a realidade pessoal (a experiência que temos da realidade)? Sim/não, comente.



-------------------------------------------------------------


Aqui você encontra a lista de todos os aspectos da teoria e pode usá-la para navegar por eles.


-------------------------------------------------------------

Crédito da imagem: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/fancycrave1-1115284/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=819371">fancycrave1</a> por <a href="https://pixabay.com/pt//?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=819371">Pixabay</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.