Escala

  

Escala é o segundo dentre os seis domínios que a Razão Generosa organiza a realidade.


-----------------------------------------------------------





Nenhum cozinheiro que se preze usa o forno "quente" (ao contrário de frio), mas usa numa temperatura adequada, e por um tempo adequado, à receita que vai preparar. 

Mas nas questões em que não somos técnicos, como a política por exemplo, nossas emoções são extremas, e tratamos algumas situações e pessoas como divinas e outras como demoníacas.

Nessas situações esquecemos que os aspectos humanos são mais facilmente abordados quando estão ordenados numa escala, que nos permite transitar progressivamente entre diferentes aspectos e graus de aspectos.


-------------------------------------------------------------



O que o primeiro fundamento da Razão Generosa afirma é que tudo existe! Se tudo existe, então coexistem no mundo as maiores diferenças; e as menores também. E se colocamos alguns desses elementos numa certa ordem "do menor ao maior", criamos uma Escala

A escala cria uma diferenciação progressiva e ajustável entre os diferentes (o crepúsculo entre o dia e a noite, p ex), em vez de uma polarização que não aceita meios termos.

Se percebemos a realidade separando-a em somente duas partes - o bom e o mau, o quente e o frio, o eficaz e o ineficaz etc. - essa polarização faz com que a oscilação entre os pólos opostos e distantes seja tensa e abrupta. Nesse caso é natural que a defesa de uma das categorias seja intransigente e agressiva a outra que ameaça seus domínios e sua identidade. 


Se contudo, eu separo a realidade em vários aspectos e os ordeno em graus diferentes mas conforme uma mesma referência, os aspectos intermediários que agora existem entre os extremos, exercem um amortecimento na tensão entre os pólos opostos. Na escala, contínua, é mais fácil transitar e balancear os diversos aspectos em jogo, alcançando uma visão mais equilibrada e uma ação mais precisa.


Ninguém gosta de música num aparelho cujo volume de som tem apenas duas opções - alto ou baixo - todo mundo prefere uma escala que vai do mínimo ao máximo volume. Mas nas questões pessoais e morais ainda há pouco amadurecimento, e as discussões são normalmente feita entre extremos. 



-------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.